Nesta terça-feira (24), o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR) recebeu a seleção brasileira de rúgbi para avaliações de salto e velocidade. Os tupis já estão se preparando para o Campeonato Sul-Americano em maio, quando jogarão contra Chile, Argentina e Colômbia.

Parte da seleção brasileira já treina diariamente no NAR. Outros atletas fazem suas atividades em outras academias e centros de treinamento ao redor do Brasil. Em razão das avaliações, porém, a equipe completa se deslocou para o Núcleo nesta terça-feira.

A avaliação de velocidade, consistiu de um teste de 40 metros, que incluiu as parciais de 10m e 30m. O intuito é identificar as diferentes fases do desempenho da velocidade de cada atleta e compará-las com avaliações anteriores, também realizadas no NAR.

“A velocidade é uma capacidade determinante para o desempenho no rúgbi,” diz o preparador físico da seleção, Felipe Schultz. “Por isso, nesse momento pré-competição, a seleção fez uma avaliação no início e no final da preparação para identificar a melhora e como os atletas vão responder no campeonato.”

Este ano, o regulamento do Campeonato Sul-Americano prevê apenas três partidas por equipe. As seis seleções participantes (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai) serão divididas em duas conferências. As partidas então serão disputadas entre as equipes de cada conferência, e não dentro delas, e o campeão será quem conquistar mais pontos ao final das três rodadas.

A seleção encarará Chile e Colômbia em São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente, nos dias 5 e 19 de maio, e viajará apenas para jogar contra a Argentina, no dia 12, em Buenos Aires. Com dois jogos em solo nacional, o capitão Yan Rosetti conta com a presença da torcida.

“Vai vir muita gente, então estamos esperando o apoio de todo mundo para nos dar uma força, pois os jogos serão difíceis”, diz o líder da equipe.

Yan também ressaltou a importância das avaliações e da estrutura do NAR para a preparação da equipe.

“Para nós é muito importante ter um lugar para treinar, um lugar para melhorar. A qualidade do NAR, eu acho que é o melhor centro de treinamento que nós temos,” ele diz. “Nosso time é bom, mas está melhorando muito, e um dos motivos para isso é o NAR.”

A seleção brasileira de rúgbi retornará ao NAR na próxima semana para um camp de treinamento, agora com os jogadores relacionados para as três partidas.

Veja a galeria completa
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support