Os golpes potentes do boxeador começam nos pés, e não nos braços. O salto com vara exige habilidades de ginasta. Jogadores de rúgbi cultivam músculos para suportar choques de até 500 kg, mas também são ágeis. Um velocista precisa de técnica apurada para executar as cinco fases da corrida em 10 s.

Cada modalidade pede características específicas dos atletas, submetidos a treinos que trabalham os músculos certos e os ajudam a lapidar as habilidades que diferem um esportista comum daquele que chega aos Jogos Olímpicos.

Com a consultoria do NAR (Núcleo de Alto Rendimento Esportivo), em São Paulo, que desenvolve pesquisas, avalia e prepara diversos atletas da elite do país, a Folha mostra nas próximas páginas detalhes e segredos de cinco modalidades que estão no programa dos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.

Confira a matéria aqui, completa com vídeos das cinco diferentes modalidades. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support